As pesquisas mostram que as equipes que possuem maior engajamento no trabalho também são as mais resilientes, isto é, enfrentam as adversidades com mais foco, gerenciando e buscando soluções para os problemas.
Em termos dos negócios (Business Resilient) a pessoa que define prioridades e mantém o foco consegue passar por adversidades com melhores resultados. Portanto, líderes fiquem atentos a cinco pontos que podem ajudar a todos a se tornarem mais resilientes:
1- Expectativas claras: diante das dificuldades restabelecer as metas e prioridades é um bom começo. Clarifique o papel de cada na equipe, reorganize as atividades e restabeleça algumas metas, com prazo para serem avaliadas. Desafie sua equipe a encontrar o “como” fazer, mas fique junto dando suporte.
2- Recursos disponíveis: Quais os recursos que você tem disponível? Avalie e na medida do possível incremente o que for necessário. Por exemplo, trabalhar em home office, quais são os recursos tecnológicos necessários, trabalhar na empresa, o que precisa ser reajustado em termos de espaço, tecnologia, materiais, pessoas.
3- Oportunidade para fazer o melhor: sinalizar as novas competências que estão sendo desenvolvidas, ou até “velhas” que estão sendo colocadas em prática faz parte do repertório resiliente. Assim como, sinalizar as oportunidades encontradas em termos de desafios, inovação e criatividade. Tenho visto pessoas mudarem de função na empresa ou incluírem novas atividades em sua rotina e que estão mais motivadas pelas novas possibilidades de mostrarem sua capacidade. Aumentar as fortalezas juntos, líder e equipe, eleva a motivação e cria novas perspectivas. Definitivamente o papel de vítima das circunstâncias é pedir para estagnar.
4- Conexão com a missão da organização: como o trabalho de cada pessoa na equipe está na big picture? Como o trabalho impacta na proposta da organização? O que de significante o trabalho que cada um desenvolve traz para a empresa e sociedade? O sentimento de que “o que eu faço importa”, tem ganhos imensos. Outro dia percebi em uma consultoria que os funcionários não tinham a dimensão do trabalho deles para os clientes e para os clientes do cliente. Incrível, mas supomos que todos saberiam, mas as mudanças são tão grandes a cada momento que precisamos retomar o IMPACTO que cada qual provoca.
5- Compromisso com Qualidade: alguns líderes e claro suas equipes caem no conformismo diante da adversidade e acreditam que não é possível inovar ou fazer o trabalho com a qualidade anterior, “tudo precisa voltar como era antes”. Isto só levará a baixa autoestima e falta de autoconfiança. Portanto, desejar a alta qualidade, um trabalho eficiente e respeito pelo trabalho mútuo, sem dúvida levará ao compromisso e a qualidade do trabalho.
Deixo essas reflexões para o dia a dia de vocês nesse momento pandêmico. Todas estas dicas ajudam a focar no resultado, diminuir os stress, a ansiedade e aumentar a performance.
Pense nisso!!!